Samba,um agradável gênero carioca

 

O tempo de escravidão,nos deixou muitas heranças da cultura africana. Como por exemplo,o samba de roda.

O samba de roda,é um ritmo criado pelo escravos africanos,no estado da Bahia em 1860. E que deu origem ao samba carioca.

A palavra samba vem dá palavra semba,que significa umbigada. Que por sua vez,se caracteriza em uma dança,que era praticada nos quilombos,no século XIX.

Esta dança,como o próprio nome diz,consisti no homem encostar o seu umbigo,no umbigo da sua parceira.

Mas a umbigada,não é a única dança presente no samba de roda,além dela temos também a capoeira.

Mas a capoeira não é somente uma dança,e sim um misto de dança com artes marciais. Ela foi criada no século XVI dentro do quilombo dos palmares.

A capoeira por muitos anos,foi uma das formas que os escravos encontraram,de se defender dos portugueses. No tempo da escravidão.

A música foi introduzida na capoeira,como uma forma de enganar os portugueses,que acreditavam se tratar apenas de uma dança.

Mas que na verdade,tudo não passava de um aprimoramento. Para que eles pudessem contra ataca-los.

Durante esta pratica,os escravos formavam um círculo. Onde as pessoas cantavam,e batiam palmas,semelhante ao que faziam no samba de roda.

Hoje em dia a capoeira é respeitada,e vista com bons olhos por grande parte da população brasileira,e até mesmo mundial.

Sendo considerada pela Unesco,patrimônio cultural imaterial da humanidade,mas nem sempre foi assim.

Antes quem era pego praticando a capoeira,corria o risco,de ser preso ou até mesmo assassinado.

Mas a capoeira,não foi a única manifestação cultural,vista com maus olhos pelos portugueses. Isso porque,além de não poder praticar a capoeira,os negros africanos também não podiam praticar o candomblé.

O candomblé,é uma religião que consisti em cultuar os caboclos,e os orixás. Coisa que era,e que é vista,por muitos até hoje,como um ritual demoníaco.

Mas a verdade,é que nesta época,não se aceitava que houvesse outra religião,além da que era ensinada pelos padres jesuítas,ou seja a religião católica.

Porém mesmo diante de tanta opressão,proibição e perseguição. A cultura africana conseguiu sobreviver,e nos deixar de herança o samba de roda e muitas outras tradições.

E embora tal gênero tenha sido criado no estado da Bahia,foi a partir do Rio de Janeiro que ele mais se difundiu e evoluiu.

Outro fator que considera o Rio de Janeiro criador do samba,é que foi nele,que foi gravado o primeiro disco de samba em 1916,chamado Pelo telefone.

O sucesso alcançando por esse disco foi tanto,que colocou de uma vez por todas,este gênero na cultura brasileira.