A HISTÓRIA DE UM RITMO

Talvez esse seja o ritmo que possua mais lendas em toda a história da música.

Antes de falar de um ritmo tão avassalador. Primeiramente vamos falar de alguns fatos importantes que aconteceram na década em que este ritmo surgiu.

A década de 40 a 50,foi marcada por vários acontecimentos históricos. Acontecimentos estes que modificaram a história da humanidade.

Um destes acontecimentos,foi o fim de um dos períodos mais sombrios,e caótico,já enfrentado pela humanidade.

Este acontecimento cuja qual durou cerca de 6 anos. E deixou mais de 70 milhões de mortos,foi a segunda guerra mundial.

Com o fim da segunda guerra mundial,deu se início a uma outra guerra,entre Estados Unidos e União Soviética.

Esta guerra ficou conhecida,como guerra fria. E ela se constituiu em uma disputa entre as duas nações,para ver quem tinha mais poder nuclear.

Mas esta década não foi marcada,só por guerras e violência. Ela foi marcada também pelo surgimento de uma máquina que transformaria a vida das pessoas.

Pois foi nessa década,que o primeiro computador digital foi criado. Este computador recebeu o nome de ENIAC.

Nesta década também foi criado o primeiro helicóptero de carga,e o primeiro transistor. Aparelho que serve para amplificar e interromper sinais elétricos.

Nesta década,o ritmo que prevaleceu durante toda segunda guerra mundial,foi o swing. Mas no final dela,o bebop foi o ritmo que predominou.

Mas outros ritmos,como: country,blues,R&B e gospel,também já existiam. E tudo indica que foram esses ritmos,que deram início ao Rock and roll.

Nesse estilo musical podemos dizer que a guitarra,é equivalente a uma bola,para um jogador de futebol. Ou qualquer outro esporte que a utilize.

Embora hoje haja algumas bandas que abra mãos de seu uso. Ela com certeza está presente na maioria delas.

Outros instrumentos que fazem parte deste estilo,é o contrabaixo. Substituído mais tarde,pelo baixo elétrico.

Temos também como instrumento fundamental,a presença da bateria,do piano e do saxofone. Embora este último só tenha sido utilizado no início deste gênero.

Gênero este que não demorou muito,para se expandir,e transformar culturalmente a vida das pessoas.

Hoje em dia,é difícil de se imaginar como seria o mundo. Sem o som empolgante e envolvente de Elvis Presley,Beatles,Ozzy Osbourne e outros grandes ícones deste gênero.